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domingo, 6 de maio de 2012

DIvulgando : Pós em Psicopedagogia

Pós em Psicopedagogia e Tecnologias de Informação e Comunicação. Pós financiado pela UAB e executado pela UFRGS, Será um pós EAD e gratuito com duração de aproximada 18 meses com carga horária de  360h. Início previsto para setembro de 2012.

Mais informações:  

Queridos amigos, aqui vão mais informações do Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância:
é financiado pela UAB, portanto será GRATUITO;
é aberto a toda a comunidade. Assim, podem ...e devem divulgar para colegas das escolas;
seu objetivo é oferecer aos profissionais relacionados com a área da educação a possibilidade de construção de competências para o desenvolvimento de um trabalho psicopedagógico, usando as tecnologias digitais como recurso, com ênfase no ambiente escolar;
será desenvolvido com uma carga horária total de 360 h;
está dividido em cinco eixos temáticos, com a duração de três meses cada. O eixo 5 tem duração de 6 meses porque agrega a disciplina de Investigações em Psicopedagogia e o período da produção da Monografia. Os eixos são os seguintes: Eixo 1: Introdução à educação a distância; Eixo 2: Psicopedagogia Institucional; Eixo 3: Pesquisa e Psicopedagogia;Eixo 4: Ambientes Virtuais e Psicopedagogia;Eixo 5: Investigações em Psicopedagogia e Monografia.

Os eixos foram estruturados de forma a possibilitar uma construção didáticopedagógica que permite a elaboração de conhecimentos e práticas necessários para o desenvolvimento da formação na área da Psicopedagogia Institucional, tendo como pano de fundo a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nessa práxis.
Dessa maneira, o primeiro eixo, Introdução a EAD, viabilizará, inicialmente, que os discentes tenham acesso ao ambiente virtual e os conhecimentos necessários para as suas aprendizagens em EAD.
O segundo eixo, Psicopedagogia Institucional, abordará, num primeiro momento, a especificidade do papel da Psicopedagogia em relação à educação, assim como a função do profissional nos ambientes de aprendizagem, sejam eles escolares ou não. Num segundo momento, trabalhará conteúdos que são inerentes à prática dessa especialização. Assim, serão considerados os fundamentos gerais da psicopedagogia e as técnicas de intervenção psicopedagógica na educação, bem como os processos de letramento e numeramento. Também serão aprofundadas as questões da aprendizagem, dando-se uma atenção maior à construção de suas possibilidades e analisando os possíveis impedimentos de processo (dificuldades de aprendizagem). Trabalhará nesse eixo com a temática do lúdico em sala de aula e no tratamento psicopedagógico, dando-se enfoque, principalmente, aos aspectos de trabalhos psicopedagógicos com grupos de alunos e grupos de professores.
O terceiro eixo, Pesquisa e Psicopedagogia, desenvolverá um dos princípios básicos de nossa prática: a formação em pesquisa num trabalho psicopedagógico. Esse eixo pretende oferecer subsídios para que os alunos adquiram conhecimento científico e desenvolvam pesquisas que possam sustentar a sua prática psicopedagógica, assim como iniciar o Projeto da Monografia.
O quarto eixo, Ambientes Virtuais e Psicopedagogia, refere-se aos conhecimentos dos ambientes virtuais e às suas possibilidades educacionais, especificando os projetos que podem ser desenvolvidos no âmbito escolar voltados à área psicopedagógica num trabalho tanto com alunos quanto com professores. Esse eixo tem seu importante significado, pois dentro de nosso contexto educacional, os ambientes virtuais cada vez mais vêm se tornando presentes e são recursos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.
Já o quinto eixo desenvolverá as Investigações em Psicopedagogia e será dedicado à produção e defesa da Monografia.

para a monografia haverá uma aula presencial e as orientações serão realizadas a distância, utilizando-se skype, e-mails, MSN, etc. Estas orientações serão gravadas pelos docentes e tutores e postadas no ambiente virtual de aprendizagem para o respectivo aluno. No início do curso será feito um levantamento de interesses de temáticas e estas serão aceitas conforme a disponibilidade dos orientadores. Um dos critérios das monografias é não necessitar ser enviada ao Comitê de Ética devido à duração do curso, logo, serão aceitas monografias de cunho teórico e estudos de caso.
As monografias seguem as normas da ABNT e o limite é de 50 (cinquenta) páginas.
A defesa das monografias será pública e presencial.
Se precisarem demais informações entrem em contato com Luciene Corte Real , coordenadora do Curso, utilizando o mail especializpsicopedagogia.ead@gmail.com

Estamos esperando por vocês!!
 

3 comentários:

  1. Boa noite, tenho onteresse pelo curso, como faço para participar? preciso fazer alguma prova? como será feita a seleção dos inscritos?
    Agradeço se puceres me responder pelo meu email
    marcialentz@hotmail.com
    Um abraço,
    Márcia Lentz de Oliveira

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  2. Olá, tenho interesse neste pós.
    marielhidalgo@gmail.com

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  3. Olá! Tenho muito interesse neste curso. Inclusive fiz inscrição para o mesmo em meu Polo(Cachoeira do Sul), era uma pesquisa de interesse.
    Mas até o momento não recebi nenhum tipo de retorno.
    Em que situação está?
    Agradeço atenção.
    martinsimonefb@hotmail.com

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