Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CURSOS SMED FUNDAMENTAL - 2012


Venha fazer parte deste grupo. Conheça os nossos cursos.

A SMED Porto Alegre lança seus cursos de formação continuada, versão 2012.
Estes cursos são oferecidos para professores da rede, com atuação no ensino fundamental e buscam colaborar para práticas pedagógicas eficientes e qualitativas.

Informações sobre os cursos abaixo:



Movimentos da Matemática no 1º Ciclo: Construir caminhos, solidificar estruturas.
O curso visa rever a prática de ensino de matemática no 1º Ciclo, com o objetivo de verificar o desenvolvimento estruturado dos conhecimentos matemáticos no crescente necessário aos três anos ciclo.
Público Alvo: Professores do 1º Ciclo e áreas afins
Turno: Noite.
Datas do Curso: 22/08, 05/09, 19/09, 03/10.
Local: 5º andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 55
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


A Matemática do 2º Ciclo: um olhar etnomatemaético sobre o desenvolvimento de uma Língua Matemática no Desenvolvimento do Estudante
O curso visa oportunizar, em sistema de grupos de estudo, um levantamento de angústias dos professores que ensinam Matemática na RME, no sentido de desenvolver estratégias e novos olhares no ensino da matemática no 2º Ciclo.
Público Alvo: Professores do 2º Ciclo e áreas afins
Turno: Noite.
Datas do Curso: 23/05, 30/05, 13/06, 20/06, 27/06, 04/07, 11/07 e 08/08.
Local: 5º andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 55
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


A Matemática no 3º Ciclo: Os descritores da Prova Brasil, estratégias e planejamentos.
O curso visa oportunizar, em sistema de grupos de estudos, a análise de descritores e questões da prova Brasil de C30, e verificação de possibilidades educacionais a serem aplicadas na formação dos estudantes desde o 2º Ciclo.
Público Alvo: Professores do 3º Ciclo e áreas afins
Turno: Noite.
Datas do Curso: 15/08, 29/08, 12/09, 26/09, 10/10, 24/10, 07/11, e 21/11.
Local: 5º andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 55
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


Língua Matemática e Etnomatemaética: Olhares interdisciplinares na educação: Matemática e Educação Física
O curso visa analisar possibilidades estéticas de desenvolvimento de projetos entre professores de Matemática e Educação Física.
Público Alvo: Professores do 3º Ciclo e áreas afins
Turno: Manhã
Datas do Curso: 16/06 e 30/06.
Local: 5º andar
Horário: 9h às 11h30
Vagas: 40
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


Língua Matemática e Etnomatemaética: Olhares interdisciplinares na educação: Matemática e Geografia
O curso visa analisa possibilidades estéticas de desenvolvimento de projetos entre professores de Matemática e Geografia.
Público Alvo: Professores do 3º Ciclo e áreas afins
Turno: Manhã
Datas do Curso: 11/08 e 25/08.
Local: 5º andar
Horário: 9h às 11h30
Vagas: 40
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


 Língua Matemática e Etnomatemaética: Olhares interdisciplinares na educação: Matemática e Arte.
O curso visa analisa possibilidades estéticas de desenvolvimento de projetos entre professores de Matemática e Arte.
Público Alvo: Professores do 3º Ciclo e áreas afins
Turno: Manhã
Datas do Curso: 15/09 e 29/09.
Local: 5º andar
Horário: 9h às 11h30
Vagas: 40
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


 Língua Matemática e Etnomatemaética: Olhares interdisciplinares na educação: Matemática e Ciências.
O curso visa analisa possibilidades estéticas de desenvolvimento de projetos entre professores de Matemática e Ciências.
Público Alvo: Professores do 3º Ciclo e áreas afins
Turno: Manhã
Datas do Curso: 27/10 e 10/11.
Local: 5º andar
Horário: 9h às 11h30
Vagas: 40
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


Inclusão e Implicação  na aprendizagem
Trata as questões da inclusão escolar, revisitando fazeres pedagógicos com a contribuição de recursos diversos para efetivar a aprendizagem. Contempla também práticas e projetos de adaptação curricular.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite
Datas do Curso: 05/09, 12/09, 19/09, 26/09, 03/10.
Local: Auditório da SMED – 6 ° andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 60
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


 A produção de Textos na Escola
Repensar as práticas de produção de textos no cotidiano da sala de aula, buscando entrelaçá-las às questões relacionadas ao letramento e alfabetização, oralidade, leitura, gramática e socialização da escrita.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite
Datas do Curso: 05/06, 14/06, 21/06, 28/06.
Local: 5° andar.
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas:40
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


 Ciclos: vida, aprendizagem e formação.
Revisitar os ciclos de formação, buscando contextualizar os sujeitos-alunos atendidos em cada etapa de aprendizagem. Rever as bases epistemológicas dos ciclos de formação. Refletir sobre a singularidades e especificidades dos ciclos de formação na RME/POA
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite.
Datas do Curso: 07/08, 14/08, 21/08  e 28/08.
Local: 5º andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 40
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


Escola, muito prazer!
Repensar o lúdico e o jogo no universo escolar, como uma ferramenta de aprendizagem e ensinagem.
Proporcionar o diálogo entre os docentes, ressaltando o prazer de ser professor e promovendo ações que contemplem o brincar, lúdico e os jogos.
Promover o desejo e o prazer do professor e do aluno no cotidiano escolar e no processo ensino-aprendizagem.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite.
Datas do Curso: 09/08, 23/08, 13/09, 27/09 e 04/10.
Local: 5º andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 40
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


Tecnologias na alfabetização
Curso voltado para as questões da alfabetização, aberto a todos os ciclos, supervisores e orientadores educacionais.
Visa proporcionar a utilização objetiva de ferramentas tecnológicas  no cotidiano escolar tendo em vista  a busca de alternativas diferenciadas nos processos de alfabetização e letramento.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite.
Datas do Curso: 04/10, 18/10 e 25/10.
Local: Ambiente Informatizado – 9º andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 20
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros
  

Revisitando os pensadores da educação
Curso de formação continuada que revisita importantes pensadores da Educação e suas correntes epistemológicas, articulando-as com as práticas pedagógicas dos professores da RME/PMPA.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite.
Datas do Curso: 04/09, 11/09, 18/09 e 25/09.
Local: Auditório Barbosa Lessa-Centro de Evento Érico Veríssimo da  CEEE
          Rua dos Andradas, 1223.
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 100
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


Abordagens práticas e poéticas: leitura e produção textual
Este curso propõe uma interlocução entre pesquisas e práticas desenvolvidas no cotidiano escolar, sugerindo e refletindo sobre experiências que potencializam o prazer de pensar, narrar, discutir, argumentar e produzir histórias e outros textos.
Público Alvo: Professores da RME.
Turno: Noite.
Datas do Curso: 29/09, 06/10 e 27/10.
Local: Auditório Barbosa Lessa-Centro de Evento Érico Veríssimo da  CEEE
          Rua dos Andradas, 1223.
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 100
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros


Saúde e Educação: dois olhares sobre aprendizagem
Curso de formação continuada, estruturado para cruzar olhares, educação e saúde, sobre a inclusão. Abordar temas sobre as principais NEEs (TGD, TDA, TDAH, espectro autista, drogadição, transtornos de conduta) e trabalhar conhecimentos sobre os principais limites e possibilidades dos alunos de inclusão.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite.
Datas do Curso: 01/06, 15/06, 22/06; 29/06; 07/07.
Local: Auditório Barbosa Lessa - Centro de Evento Érico Veríssimo da CEEE
          Rua dos Andradas, 1223.
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas: 130
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros
OBS.: Solicita-se a doação de cobertores e leite em pó.

  

O contexto das diferentes Aprendizagens
O curso, em sua segunda edição, voltado inicialmente aos professores que atuam junto aos laboratórios de aprendizagem, convida também para esta interlocução, os professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, para efetivar uma discussão ainda mais ampliada sobre o aprender, os problemas, as dificuldades de aprendizagem e as diferenciadas possibilidades de intervenção pedagógica, num universo transversalizado por diferentes olhares e saberes.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Noite.
Datas do Curso: 29/06, 17/08, 31/08, 14/09, 28/09, 26/10 e 30/11.
Local: Auditório da SMED – 6 º andar
Horário: 19h às 21h e 30 min
Vagas:100
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros

CINEMA: OLHARES DA EDUCAÇÃO PELO MUNDO

A partir da projeção de filmes que retratam diferentes culturas ao redor do mundo, com temáticas ligadas à Educação, visa-se oportunizar espaços de reflexão e diálogo acerca dos múltiplos nexos entre cosmovisões e práticas pedagógicas.
Público Alvo: Professores da RME
Turno: Manhã
Datas do Curso: 06/10,  27/10, 24/11.
Local: Sala PF GAstal
Horário: 9h às 12h
Vagas:60
Certificação ao participante que obtiver um percentual igual ou superior a 75% dos encontros



Inscreva-se e participe conosco da diferença que a aprendizagem faz na vida de qualquer aprendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário