Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Evento na EMEF Nossa Senhora de Fátima!!!

          Sábado, dia 16 de abril, fui visitar a 1ª Feira do Livro promovida pela

 EMEF Nossa Senhora de Fátima...







.... Chovia muito lá fora e ali dentro também... Chovia alegria, entusiasmo, orgulho e principalmente muita leitura...










 "Dupla delícia: o livro traz a vantagem
 de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."  

Mário Quintana

                                                                                                             






"Ler é sonhar pela mão de outrem."

Fernando Pessoa



                                                                                                                                                                                                                       

"O mês de abril é considerado o Mês do Livro, começando em 02 de abril em homenagem a Hans Cristien Handersen e culminando com a homenagem a Monteiro Lobato, em 18 de abril. Por isso, a Biblioteca Escolar Cecília Meirelles, sob a coordenação dos Professores Fabiana Müller Machado, Michélle Costa Goffermann, Elmar Soero de Almeida e João Rudimar Kunz, organizou esta importante atividade para a escola, tendo como objetivo vivências de leitura, estimulando o interesse dos alunos e desenvolvendo a capacidade de interação com os livros."
Professora Fabiana Müller
(aquela profe bem do meio ao lado da Secretaria Cleci Jurach)

 

"A programação contou com a venda de livros novos a preços  acessíveis,  a venda de livros usados através de um “sebo” e uma seção de troca de livros, na qual a comunidade podia trazer livros e trocar por outros."


             "Para o contato com este universo mágico, que é a Literatura, aconteceram Hora do Conto, com a participação do grupo de contadores de história Cataventos e do grupo de teatro de bonecos Trupi de Trapu. Atividades muito apreciadas pelos presentes à Feira, apesar da chuva torrencial e da falta de luz."



"Para patrono desta I Feira foi convidado o escritor Rafael Guimaraens, que é um “amigão” da nossa escola, e foi realizada também uma homenagem Póstuma ao escritor Moacyr Scliar, sendo que a Biblioteca desenvolveu a Hora do Conto com o texto “Óculos Mágicos” deste escritor. Durante a preparação da Feira foram feitas diversas atividades com envolvimento dos professores de todos os Ciclos e a Educação de Jovens e Adultos, destacando-se a realização de produções de Arte e História de Porto Alegre sob a coordenação da Professora Juçara Custódio e um Concurso de Poesias cuja premiação ocorreu nesta manhã de sábado e teve como vencedores os alunos: Dikmar Pereira Souza da turma B31, Stefani Pereira Souza da turma B32, Gabriel Elias da Silva Ferreira da turma C12 e Jonas Alexandre Valentim da Silva da turma C32
Entre personagens saídos diretamente dos livros como a Cinderela, A Branca de Neve, a Ariel, Harry Potter, Bruxas, bem como alguns Orixás: Iemanjá, Oxum, Oxalá e Ogum (orixás vinculados à cultura, leitura e conhecimento) recebemos a visita da Escola EMEF Mariano Beck e da Srª Secretária Cleci Maria Jurach*, que destacou a importância das atividades das escolas municipais na sua vinculação com a comunidade.
Durante a Feira os estudantes da Cooperativa de Comunicação Escolar, que realiza atividades de rádio escolar e jornal, fizeram a cobertura do evento realizando entrevistas e o registro fotográfico."


 * E eu também!!!



    “Um país se faz de homens e livros” nos disse Monteiro Lobato e, sobretudo, com educação. Estimular e desenvolver a leitura na escola é desafio permanente dos professores com a colaboração da Biblioteca Escolar Cecília Meirelles e fica, portando, o desafio para a realização da II Feira do Livro, em 2012."



Texto escrito pela professora Fabiana Müller Machado, Michélle Costa Goffermann e pelos professores Elmar Soero de Almeida e João Rudimar Kunz.

  
       Nós da Assessoria Pedagógica da Região Leste ficamos muito felizes com o convite da EMEF Nossa Senhora de Fátima e, sobretudo, muito orgulhosos de saber que nossa rede tem trabalhos e ações tão bonitas e comprometidas com a promoção da leitura como essa. Parabéns a todas e todos que colaboraram para que a Feira do Livro acontecesse mesmo abaixo de chuva, vento e temporais!  Parabéns EMEF Fátima!
    Contem com a gente sempre!

                                         
Professoras Fabiane e Patrícia

Um comentário:

  1. Parabéns, colegas! É sempre bom ver projetos que estimulam nossos alunos e nós mesmos, professores, a ampliar seus horizontes. Com criatividade e arte!
    Marta Collares
    Arte educação
    EMEF São Pedro

    ResponderExcluir