Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2011

Profª Ms. Valéria Carvalho de Leonço no Programa Polêmica


Programa Polêmica, sexta-feira, 22 de abril de 2011.
Assunto: Violência na escola

          No programa Polêmica de hoje da rádio Gaúcha, houve uma interativa sobre bullying, que indicou o seguinte: 92% do público acredita que o bullying está relacionado à família e apenas 8% afirmaram que o problema vem da escola.
          Minha opinião é a de que não podemos continuar pensando e agindo no caminho da busca por um culpado ou da origem dos diferentes tipos de violência que ocorrem no interior da escola, das famílias e das diferentes instituições. A estrada que visualiso é a estrada da coletividade, das discussões e ações conjuntas dos distintos segmentos sociais participantes na escola, de forma continua e permanente, buscando alternativas e estratégias criativas de prevenção a esse problema antigo, mas que só agora, após tragédias como a da escola de Realengo, no Rio de Janeiro, estão aparecendo na mídia.
          Deixo registrado aqui uma fala da Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Profª Ms. Valéria Carvalho de Leonço:

"Agradeço a escuta e atenção. Continuo acreditando que os profs precisam ocupar a mídia para falar do nosso ofício e cotidiano, assim como, no meio de toda esta violência o que cada um e cada escola tem feito de maravilhoso com nossos alunos. As escolas nao são só tragédias. Tem coisa seria para discutir e resolver,mas tem muita coisa boa rolando."

 
 
               Aplausos para o comentário da Valéria! Aproveito a oportunidade para divulgar uma dessas ações da qual eu, Fabiane, participo: o Fórum Permanente de Segurança Escolar da Lomba do Pinheiro, onde representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Direitos Humanos, CPCA, Brigada Militar, Guarda Municipal, Posto de Saúde, Comunidade e Conselho Tutelar se reunem mensalmente para discutir e planejar ações em torno do tema da violência nas escolas. Na primeira reunião do ano, dia 13 de abril, representantes de alguns meio de comunicação foram convidados. É uma lástima que não puderam estar presentes e divulgarem o Fórum... Mas não nos damos por vencidos, nosso próximo encontro é dia 10 de maio, às 17h, na EEEF Sílvio Torres, no bairro Agronomia e o convite continua! Pois concordo muito com a Valéria, existem trabalhos e ações cotidianas nas escolas em torno do tema da violência, há vários e distintos espaços de discussões e escutas que deveriam estar na mídia. Nossa rede é rica desses relatos, vamos mostrá-los!
 
Fabiane Salerno da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário